Como criar engajamento nos diretores de uma associação

Uma das situações mais complexas no mundo corporativo é conseguir o engajamento das pessoas nos projetos da empresa. Também nas associações isso não é diferente, mais existem formas de isso acontecer e tanto a associação quanto a diretoria ter sucesso neste intento. Necessário se faz que a alta direção da entidade crie este engajamento, podemos fazer isso com algumas ações simples: Sempre que for tratar de assuntos direcionados a uma diretoria específica ou várias diretorias, convoque-os para se fazerem presentes nas ações. Sempre dar voz e vez a estes diretores, depois disso coloca-los no projeto cobrando deles ações concretas para o bem da comunidade.

Transparência

Deixar claro a todos os associados e diretores, quais serão os passos e onde a entidade pretende chegar, qual público pretende atingir com estas ações e principalmente, quais serão os atores que farão com que aquela ação tenha o sucesso pretendido. Todo projeto precisa ter viabilidade, social, econômica, financeira e sobretudo trazer resultados que justifiquem a tomada de decisão em prol deste ou daquele projeto. A diretorias tem que deixar isso claro a todos os envolvidos. Lembrando que em associações que é o nosso foco, a Assembleia Geral é soberana, bem como os dirigentes, precisam deixar bem informados com a transparência necessária a todos os envolvidos, associados ou não.

Vice-Presidente

Na maioria dos nossos estatutos temos a figura do vice-presidente, que invariavelmente, substitui o presidente em seus impedimentos. Então nesse caso devemos como dirigente ter em mente que o vice-presidente é o nosso sucessor natural, isso não quer dizer que ele será o próximo presidente. Ele poderá ser. Porém se queremos engajar nossas lideranças, fazer com que os projetos sejam tocados com toda a transparência, devemos engajar não só o vice mais também toda a diretoria. E o vice presidente tem que ter o entendimento que ele tem tanto valor nas ações e projetos em andamento da associação quanto o presidente e toda a diretoria.

Secretário

Normalmente nos estatutos e regimentos internos das associações cabe ao secretário auxiliar o presidente e o gestor da entidade no desenvolvimento dos trabalhos diários que sejam de competência da diretoria. Acompanhar todos os serviços de secretaria e dos demais serviços gerais, bem como secretariar e redigir todas as atas e auxiliar nos trabalhos da Diretoria e dos Conselhos da entidade. Para um engajamento maior do secretário entendemos que o mesmo deve ser o condutor dos trabalhos em todas as reuniões da entidade, que demandem decisões a derem tomadas com o fim da continuidade das atividades da associação.

Tesoureiro

Sempre cabem ao tesoureiro cuidar das finanças das entidades, nas associações mais importante ainda é sua função, pois o mesmo precisa prestar contas de todos os numerários colocados a sua disposição. Não importa o tamanho da associação, as atividades do tesoureiro, são de suma importância para a consecução dos objetivos da entidade. Cabe a ele manter a transparência das contas da associação, pois ele que tem o dever e a obrigação de ser o guardião do numerário colocado a sua disposição. O que é importante destacar é que todos os diretores são importantes para a continuidade da associação, mais ainda se todos cumprirem com as funções que lhe são atribuídas, bem como também se proponham a ajudar a diretoria a gerir com eficiência, eficácia e um grande volume de ações a entidade.

Engajamento

Conseguir o engajamento não é tarefa fácil, principalmente se levarmos em consideração que as adesões são de livre iniciativa dos associados, ele pode entrar, se manter e sair da associação, quando bem definir e se sentir representando e/ou ajudado. Temos que manter um portfólio de produtos e serviços que encantem o nosso cliente, temos que melhorar este portfólio de acordo com as decisões e as mudanças de caminhos de nossos associados. O que devemos é evitar a sopa de letrinhas e considerar que a nossa é uma associação empresarial, sem a necessidade de termos na nomenclatura, comercial, industrial, de serviços, do agronegócio, do produtor rural, dos autônomos e dos Micro Empreendedores Individuais. É possível ser uma associação empresarial e contemplar todos os públicos que empreendem neste país, pois com isto podemos diluir bastante custo de cada um dos projetos, fazendo com que os mesmos tenham uma viabilidade econômica e financeira, que os sustentem e também a entidade. Venha se associar com a gente, estamos aqui de portas abertas para receber a todos e suas idéias, para que possamos junto com as nossas idéias produzirmos bons frutos para a prosperidade de nossas entidades.

Modelo de Estatuto para Associação