FAEM EM AÇÃO

Evento Estadual

Em Junho de 2019 fizemos nosso primeiro evento estadual, Foram convidadas todas as associações do Estado do Maranhão em Santa Luzia-MA. Levamos muitas novidades a todos os empreendedores daquele município e aos que deram o prazer de sua visita. Foi bastante produtivo o encontro, foram discutidos além das questões institucionais inerentes as associações comerciais, também levamos produtos e serviços que a FAEM através da CACB já estava colocando a disposição dos seus associados.

Contamos com a presenças de mais de quinze associações, bem como recebemos também o Conselho da Mulher Empresária de São Luis e de Imperatriz-MA, que procuraram sensibilizar as mulheres empresárias da região a se regularizarem. Foi ainda discutido como avançar em nossas associações, com ações que foram voltadas ao fortalecimento da cooperação e da associação, para a melhoria do ambiente de negócios. Procuramos convencer os diretores presentes que somente através de ações voltadas ao nosso público-alvo, poderíamos dar um passo adiante, neste sentido foram apresentados os programas Transformar e Empreender, que são uma parceira CACB, SEBRAE que podem ser trabalhados tanto para as associações, quanto para os filiados das associações. Foram também apresentados os serviços das empresas: Multicrédito e Coopercard, que mostraram que estes serviços além de não concorrerem com nossos associados, também são efetivos para o acréscimo de novos associados, pois agregam valor as empresas de pequeno, médio e grande porte.

Evento Estadual

O associativismo empresarial tem como objetivo principal promover as atividades econômicas de uma região, defender os interesses dos empresários e cooperar com entidades públicas e privadas visando a melhoria do ambiente de negócios, sempre com foco no associado. Foi também proposto neste evento que iniciássemos uma campanha para fortalecer o empreendedorismo regional e o aumento do consumo de produtos locais, com campanhas de incentivo ao fomento do comércio e da prestação de serviços sempre que possível dentro do município, com base nos pilares de marketing, sensibilização e demonstração aos parceiros locais, que somente fazendo a economia se movimentar poderemos fortalecer o empreendedorismo regional. Devemos sempre levar em consideração as peculiaridades regionais, com foco no entendimento das forças econômicas locais, para o fortalecimento cada vez maior da cadeia produtiva e do associativismo associado aos negócios. É sempre importante entendermos os princípios do associativismo, dentre os quais vamos enfatizar: Primar pelo empreendedorismo – Devemos melhorar a relação das pessoas com os empreendedores, para focar no cliente que é razão maior do empreendimento.

Primar pela prestação de serviços – Devemos encontrar serviços, que não concorram com nossos associados e que possam melhorar a relação deste, com seus clientes, com seus fornecedores, com seus colaboradores, melhorando consequentemente a gestão financeira e empresarial de seu empreendimento.

Primar pelo crescimento das empresas – Estes dois princípios culminam com uma melhor relação custo benefício, fazendo com que as empresas tenham foco em seu crescimento sustentável, com base nas suas premissas de crescimento com base em seu planejamento estratégico.